Ligue agora (48) 3304-7904 consulta online

Orientações: A cicatrização

A cicatrização

 

A evolução no pós operatório  pode ser dividido em:

Período Imediato: até o 30° dia.Período de maior desconforto por causa do “inchaço” que regride espontaneamente, e as áreas de diminuição da sensibilidade.Em caso de pacientes obesas, pode ocorrer por volta do 8° pós-operatório a eliminação de razoável quantidade de líquido amarelado, por um ou mais pontos da cicatriz (seroma), que se resolve espontaneamente na maioria dos casos.

Período intermediário: do 30° dia até o 12° mês.Este período é marcado por um espessamento natural da cicatriz, escurecimento na cor da cicatriz, que aos poucos vai clareando.Como a cicatriz preocupa bastante os pacientes, a orientação é que o tempo se encarregará de melhorar a cicatriz. Também é marcado pela completa reabsorção do “inchaço”.

Período Tardio: do 12° ao 18° mês. É o período em que a cicatriz fica mais clara, menos espessa e o inchaço já se desfez totalmente.O resultado definitivo aparece após este período.

As cicatrizes passam por um período de “amadurecimento” que pode ser dividido inicialmente nos primeiros 30 dias, onde apresentam um aspecto pouco evidente com discreta reação local, geralmente planas e avermelhadas.Do 30° ao 12° mês ocorre um espessamento normal da cicatriz, fica mais alta que a pele adjacente e sua cor tende a escurecer.Corresponde ao período em que a cicatriz fica mais evidente, e mais preocupa as pacientes.No entanto corresponde a um período transitório e logo a cicatriz começara a clarear e ficar mais plana, é o período do 12° ao 18° mês.A partir desta fase temos o resultado definitivo da cicatriz.

Algumas pacientes podem desenvolver cicatriz hipertrófica ou mesmo quelóide.Estas características de cicatriz dependem de certas predisposições geralmente familiares, e associadas com pele morena.Existem alguns recursos que permitem melhorar cicatrizes inestéticas, dependendo do seu tipo e da “maturação” em que se encontra.Geralmente espera-se a completa “maturação” da cicatriz para corrigi-la.

Compartilhe esta página