Ligue agora (48) 3304-7904 consulta online

Estético: Volumização Facial

Volumização Facial

 

A volumização da face é uma técnica de preenchimento facial para restaurar o volume perdido com o passar do tempo e harmonizar a face

Harmonização e equilíbrio são fundamentais em qualquer procedimento para manter a pele do rosto mais bonita e retardar o envelhecimento. É preciso olhar para o rosto como um todo e combinar diferentes tratamentos. Seguindo esta tendência, chamada de rejuvenescimento global, os tratamentos atuais combinam os benefícios da toxina botulínica, que visa relaxar a musculatura e diminuir os sulcos e vincos provenientes das rugas dinâmicas (expressão); preenchedores, aplicados nos sulcos e rugas profundas; e também os lasers, que auxiliam no tratamento da superfície e textura da pele.

O envelhecimento facial é resultado de alterações superficiais da pele e alterações das estruturas subjacentes como músculos, gorduras, ligamentos e ossos. A pele, a gordura, o tecido mole, os músculos e os ossos são afetados simultaneamente, provocando um envelhecimento geral da face, como um desabamento natural. “O conceito da volumização ou volumerização é uma abordagem que completa os procedimentos, que permite redefinir o contorno da face utilizando um plano de aplicação mais profundo, um pouco acima dos ossos, nas regiões malar, contorno de mandíbula e região do queixo. É feita uma reposição do volume, que pode ser obtida por preenchimento dos sulcos de forma superficial e também para recuperar o volume facial. Esse tratamento permite uma melhora significativa da perda do contorno e a recuperação da aparência jovial”, explica a dermatologista.

Envelhecimento: perda de volume da face

Quando estamos falando de envelhecimento da face, não estamos mais nos limitando às rugas da superfície. À medida que o tempo passa, perdemos tecidos profundos que preenchem e dão contorno à face, como ossos, musculatura e gordura, gerando retrações, concavidades e sombras. Então, o trabalho de rejuvenescimento tem que começar restabelendo estas estruturas afetadas, através do preenchimento dos volumes perdidos. Se essa etapa não for cumprida, e os preenchimentos profundos não forem feitos, o rejuvenescimento alcançado dificilmente vai ficar harmônico e completo.

Rosto jovem: triângulo X rosto envelhecido: quadrado

Um rosto jovem é um triângulo, com as maçãs formando a parte mais larga e o queixo o seu vértice. Os anos vão passando, e por causa dessa perda de tecido interno da face, a pele vai perdendo a sua sustentação, deslocando-se para baixo. Com isso, vai-se perdendo volume em cima e ganhando em baixo. As maçãs vão ficando côncavas, o queixo vai ficando mais quadrado, a mandíbula vai perdendo a sua definição. A pele perde a sua sustentação e desloca-se para baixo, gerando dobras e sulcos. Ocorre uma inversão do triangulo.

Busca de resultados naturais e harmônicos

Atualmente estuda-se muito a técnica de volumização, na busca de resultados naturais. Afinal, ninguém quer ficar “bochechudo” ou com “bico de pato”. O cirurgião plástico, além de dominar a técnica, deve ter uma capacidade de observação apurada, para analisar a anatomia individual de cada face, e bom gosto, para saber parar na hora certa. O objetivo é recuperar o volume que ela perdeu ao longo dos anos, e não acrescentar traços de fisionomia que a paciente não tinha, como maçãs do rosto muito salientes. Muitas vezes não gostamos do trabalho que foi feito em pessoas famosas, mas se você consegue ver o preenchimento, é porque ele não foi o ideal.

Volumerização (Volumização) Facial com Ácido Hialurônico

A perda da gordura facial é considerada o segundo dos 4Ds do Rejuvenescimento Facial a ser tratado. Como é possível ver na figura abaixo, a perda da gordura facial faz com que envelhecemos. Quando é corrigida apenas a perda que ocorreu com o envelhecimento conseguimos devolver um rosto naturalmente descansado para o paciente.

Até há 5 anos atrás a maioria dos profissionais fazia volumerização aumentando regiões onde não havia tido perda de gordura na paciente. Isto mudava a fisionomia do paciente, deixando algumas mulheres mais masculinizadas ou até mesmo bochechudas.

Com os novos estudos começou-se a repor apenas com ácido hialurônico a gordura que foi perdida. O resultado disso é um rejuvenescimento expressivo e encantadoramente natural.

Normalmente  seguimos uma linha de tratamento que inclui as várias fases do envelhecimento, mantendo os sinais do tempo, como a queda de estruturas e falcidez da pele controladas. Isto faz com que possamos envelhecer com compatibilidade entre o pensamento e o corpo. A nossa expectativa de vida tem aumentado muito nos últimos anos e continuará aumentando com os cuidados com a saúde principalmente na prevenção de doenças. Chegaremos provavelmente a uma expectativa de vida de 90 anos nas próximas décadas. Mas como estará nossa aparência, basta estarmos vivos, ou o ideal será vivos, ativos e fisionomicamente bem. Não queremos barrar o tempo, mas deixar que ele venha com a suavidade do envelhecimento. Para isso, precisamos nos prevenir desde cedo, repondo volumes, diminuindo forças musculares desnecessárias, restabelecendo a hidratação e elasticidade da pele.

Para isso lançamos mão um conjunto de tratamentos como os que seguem abaixo, sendo uma indicação precisa para cada caso, e não uma indicação universal para todos os pacientes.

Rejuvenescimento Facial 3D e 4D

 

1. Tratamento da Primeira Dimensão do Rosto – O Músculo. Primeiro dos 4Ds do Rejuvenescimento Facial

2. Tratamento da Segunda Dimensão do Rosto – A Gordura. Segundo dos 4Ds do Rejuvenescimento Facial.

2.1 Tratamento de Olheiras

2.2 Tratamento de Contorno e Preenchimento Labial e de Rugas Periorais (código de barras)

2.3 Tratamento de Sulco Nasogeniano e Mentolabial (Bigode Chinês)

2.4 Tratamento dos Volumes Faciais – Volumização Facial - 

3. Tratamento da Terceira Dimensão do Rosto – A Flacidez da Pele. Terceiro dos 4Ds do Rejuvenescimento Facial

3.1 Tratamento da Flacidez da Pele com Fio de Sutura Silhouette

3.2 Tratamento da Flacidez da Pele com Fio Russo

4. Tratamento da Quarta Dimensão do Rosto – As  Rugas Faciais Estáticas, Hidratação e Manchas da Pele. Quarto dos 4Ds do Rejuvenescimento Facial

4.1 Peeling de Fenol com Exoplastia – Técnica Dr. José Kacowicz

4.2 Hidratação Profunda da Pele com Skinbooster

4.3 Dermaroller, Microagulhamento e Dermapen

4.4 Peelings Químicos Superficiais, Peeling de Diamante e Peeling de Cristal

 

Importante que o seu médico também lhe oriente sobre hidratação e vitaminas fundamentais para uma pele saudável.

Compartilhe esta página