Ligue agora (48) 3304-7904 consulta online

Estético: Fio de Sustentação

Fio de Sustentação

FIOS DE SUSTENTAÇÃO

Os fios de sustentação são grandes aliados no combate à "lei da gravidade"! Junto com o botox e os preenchimentos, uma nova técnica surge como uma alternativa antienvelhecimento que promete acabar com rugas, sem cortes e com efeito duradouro. Trata-se do lifting com Fio Lifting também conhecido por fio russo, búlgaro, e outros. Um procedimento desenvolvido pelo médico russo Marlen Sulamanidze , que consiste na colocação de fios de polipropileno de 1 mm nos tecidos profundos da face, com objetivo de corrigir pequenas áreas de flacidez.

O material do fio é totalmente inerte e já vem sendo utilizado há muito por cirurgiões cardíacos, oftalmologistas e neurocirurgiões sem qualquer interação com o organismo. O fio, que pode chegar a vários centímetros de comprimento, possui minúsculos cortes em forma de espinha de peixe que o mantém fixo ao local escolhido. O procedimento tem a vantagem de atenuar rugas e suavizar sulcos do rosto, tratar a flacidez do pescoço e levantar as sobrancelhas, de forma extremamente rápida, não sendo necessários cortes, internações e ou anestesia geral.

O Fio Lifting também é utilizado por pessoas mais jovens para prevenir rugas e flacidez na pele da face e pescoço. Já para as rugas em torno dos olhos, o Fio Lifting não é indicado. Também, quem já possui grande quantidade de rugas não deve optar pelo método, sendo indicada, nestes casos, a cirurgia.

Na nova técnica, chamada de "Aptos", o fio é introduzido no rosto com a ajuda de uma cânula que atravessa a face seguindo um desenho previamente feito pelo cirurgião no rosto do paciente. O resultado é imediato e o procedimento é feito sob anestesia local. Depois da aplicação, não é necessária a colocação de nenhum curativo ou atadura. Apenas aconselha-se aos pacientes a não fazerem muita mímica facial durante as primeiras duas semanas, tempo necessário para integrar o fio ao organismo.

 Processo de Flacidez do Rosto

Num rosto jovem, a camada de gordura e os músculos estão firmemente ancorados na estrutura óssea, e tem uma capacidade mantida de sustentação. Assim a pele permanece na sua posição, e podemos observar características de um rosto jovem, com volume, contorno e um formato tendendo ao oval, com pele lisa, sem rugas ou sulcos.

No rosto envelhecido, os músculos ficam flácidos, a camada de gordura cede, e a pele acompanha tudo, ficando também flácida e caída. Aparecem os sulcos, as rugas e as manchas.

O Fio Lifting é agora oferecido para ajudar no  controle deste problema, chamado de Fio Russo, ou Fio Lifting Beramendi. Pode ser utilizado isoladamente, ou como preferimos, associado a Preenchimentos e outras técnicas.

O Fio Lifting é um Fio de Poplipropileno de dupla convergência, ou seja, com uma espécie de garras em sentido duplo, que é colocado no tecido flácido e consegue manter um grau de suspensão. 

 Quem pode utilizar o Fio Lifting?

As pessoas com flacidez da pele facial e do pescoço a partir dos 30 / 40 anos de idade, que querem controlar a flacidez, podem utilizar o Fio Lifting como opção à cirurgia tradicional de lifting, que pode ficar para uma idade mais avançada. A técnica Fio Lifting tem vantagens adicionais para determinadas situações, por exemplo pessoas com grave Flacidez de face, com cardiopatias, diabetes ou idade avançada que gostariam de se submeter a um Lifting da Face Cirúrgico, mas tem contra-indicação da cirurgia por causa dos problemas clínicos. Estas pessoas podem submeter-se ao Fio Lifting, porque é um procedimento com anestesia local e muito menor do que a cirurgia.

Pessoas com grave flacidez de pele, que poderiam se submeter a cirurgia de Lifting, mas não se encontram estimuladas para se submeter a um procedimento cirúrgico acabam por optar pelo Fio Lifting pela maior facilidade. Pessoas com todos os tons de pele, clara, oriental, morena ou negra, podem submeter-se ao procedimento de Fio Lifting porque não provoca cicatriz. 

Actualmente associamos ao Fio Lifting à técnica de Bioplastia, também minimamente Invasiva, com bons resultados. A Bioplastia (procedimento não cirúrgico em que se usa de preenchimentos para modelar e trazer de volta o desenho jovem da face que se perde naturalmente com o tempo) realça a Beleza, e consegue rejuvenescimento, e graus adicionais de flacidez podem ser tratados complementarmente com alguns poucos Fios Lifting.

 Como é colocado o Fio Lifting?

A colocação é realizada em ambiente médico adequado e por um cirurgião plástico, com técnicas de assepsia (esterilização) e sob anestesia local. O paciente vem para o procedimento na hora marcada, e retorna para casa imediatamente após o procedimento. O Fio Lifting é colocado através de microcânulas, que quando são retiradas deixa o Fio preso suspendendo o tecido flácido.

Quais são os exames necessários para a implantação do Fio Lifting?

Um exame Clínico, Hemograma, exames de coagulação, e outros exames complementares se o paciente tiver algum problema de saúde ou tomar medicamentos como anticoagulantes.

 Como é a Anestesia do procedimento?

É realizada anestesia local, a mesma utilizada pelos dentistas. Pacientes muito ansiosos podem ser ligeiramente sedados, neste caso para maior segurança contamos com a presença de um anestesiasta, que deixa o paciente a dormir , mas de uma forma muito leve.

 A Técnica é dolorosa?

A Anestesia local permite que o procedimento seja realizado com muita tranquilidade e aceitação pelos pacientes. Para os pacientes muito ansiosos, uma sedação associada deixa o procedimento mais confortável. Nestes casos, o procedimento é realizado em ambiente hospitalar na presença de um anestesista.

Quantos fios são necessários e qual a duração do procedimento?

O número de fios depende das áreas tratadas e do grau de flacidez, pode variar de 2 até 14 fios. Atualmente com a associação com a Bioplastia, temos optado por um número menor de fios.

Onde o fio é implantado, pode ficar visível ou ser sentido pelo toque?

O fio é implantado na camada profunda da gordura facial. Não pode ser visível e nem sentido pelo toque. Em pacientes muito magras o fio não é indicado justamente porque pode ficar visível.

 Quanto tempo dura o procedimento ?

A duração do procedimento vai depender do número de fios a serem implantados. A grande vantagem do lifting com Fios é que ele pode refrescar apenas as zonas que envelheceram acentuadamente. Assim, cada face recebe, por área de tratamento, o seguinte número de fios: Por exemplo no caso do Fio Russo.

Terço Superior – Lifting do arco e da cauda das sobrancelhas (2 fios).

Terço Médio -  Lifting e harmonização do centro da face (3 fios).

Terço Inferior - Lifting e restauração da linha da mandíbula (3 fios).

Pescoço – Lifting do tecido frouxo e redução da papada (2 a 4 fios).

Um lifting completo incluindo o pescoço exige de 8 a 12 fios (de cada lado da face), e o procedimento tem duração máxima de 60 minutos.

 

 Quanto tempo é necessário  ficar em casa depois do procedimento?

Deve se evitar rir e falar demasiadamente nos primeiros dias. São mantidos uma máscara de esparadrapo anti-alérgico que permanece por 2 dias. Pode acontecer um pouco de edema e equimoses. Se o paciente quiser, pode voltar ao trabalho imediatamente ou no dia seguinte. Se sentir constrangimento com o esparadrapo, ou com algum pequeno sinal do procedimento, pode retornar em 2 ou 3 dias. Por cerca de 30 dias, sente-se a presença do Fio, que é o próprio processo de sustentação da face que mudou. Depois deste tempo não se sente mais nada de diferente.

 O lifting com Fio Lifting é permanente?

À medida que a idade avança, o tempo continuará no organismo, embora que ainda manterá a sustentação mais firme de algumas estruturas o envelhecimento da pele associada a reabsorção de gordura e óssea darão continuidade ao processo de envelhecimento. Por isso, nenhuma técnica de rejuvenescimento estético pode garantir resultados permanentes e definitivos.

A longevidade dos benefícios conquistados o lifting com Fios varia em função das características biológicas individuais e do gerenciamento dos factores de envelhecimento externos (exposição solar, efeito iô-iô de regimes de emagrecimento, tabagismo). No entanto, caso alguma região volte a "cair", novos Fios Lifting de sustentação podem ser implantados em minicorreções de efeitos ainda mais subtis e naturais.

 

 

 

 

 

 

Compartilhe esta página