Ligue agora (48) 3304-7904 consulta online

Cirúrgico: Prótese de mama

Prótese de mama

O melhor momento para a cirurgia é quando você percebe que o seu volume mamário é pequeno em relação ao que você gostaria que fosse. A forma de como você se sente em relação a sua mama é fundamental e decisivo na indicação de colocar ou não um implante (prótese) mamário. A melhor indicação é quando você fica inibida de colocar certas roupas que valorizam as mamas, quando sente que sua auto-estima em relação ao companheiro, ou mesmo as amigas está prejudicada pela inibição de exibir o volume mamário.

Depois de 15 anos dedicados a cirurgia plástica aprendi a reconhecer os anseios mais importante e descrever as perguntas mais frequentes.

O primeiro ponto quando se inicia a consulta é saber se a paciente tem indicação apenas de colocar as próteses ou é necesário retirada de pele.

Meu caso precisa retirar pele?

Se houver excesso de pele que permita o pinçamento da pele com folga ou se o tecido mamário sofreu queda e está na base das mamas fazendo com que ela encoste no tórax provavelmente você precisará retirar pele junto com a colocação das próteses. Neste caso acesse o nosso link sobre mamoplastia.

Bom, determinamos que você não precisa retirar pele, agora vamos para as outras perguntas.

Por onde é melhor colocar os implantes?

Os implantes podem ser colocados por baixo da mama, no sulco mamário, pela aréola com corte de meia aréola superior, inferior ou toda aréola, ou ainda pela axila.

O lugar ideal é onde a cicatriz ficará mais escondida. Como a maioria das mamas apresenta o abaulamento da parte inferior da mama, este camufla cicatrizes nesta região. Por isso, na maioria dos casos é colocada por uma incisão de 3,5 a 4,0 cm por baixo da mama que tende a ficar pouco perceptível com o tempo. 

Minha areola é baixa, posso suspender na cirurgia?

Em alguns casos, a mama apresenta queda discreta e pouca pele, mas o complexo aréolo-mamilar (aréola + mamilo) apresenta-se com queda, ou seja, deslocado para baixo. Nestes casos coloco a prótese por uma incisão na parte superior da aréola e aproveito para retirar um pouco de pele de forma a suspender a aréla e o mamilo até a posição adequada.

Como ficará o espaço entre as mamas?

Para saber como ficará o espaço entre as mamas basta que você una as mamas com as mãos e terá uma ideia. Cada pessoas tem um afastamento das mamas de características genética, algumas mamas são até coladas enquanto outras possuem grandes afastamentos que permitem até a visualização da estrutura óssea.

Qual é a prótese que devo usar?

Eu uso os implantes da Eurosilicone há cerca de 12 anos com exclusividade. De forma que posso declarar sobre sua qualidade e segurança.

Quanto aos perfis podem ser:

Quando a paciente possui uma mama com base menor e mais projeção utilizo as próteses de perfis baixo e médio. Para os demais casos onde há equilíbrio entre a base e a projeção utilizo o perfil alto ou superalto, sendo este último o mais utilizado atualmente.

Deve-se observar que quanto maior o implante, maior será o peso da mama e a possibilidade de ptose (queda) mamária, além do aparecimento de estrias.

 Quais são os tipos de prótese mamária existentes atualmente?

SUPERFÍCIE: lisa, rugosa (ou texturizada), e de poliuretano; 

FORMA: perfil baixo, perfil alto, perfil super-alto, cônicas, em gota ou anatômicas;

PREENCHIMENTO: com gel de silicone coesivo ou uma solução salina.

O que é a contratura capsular?

A cápsula é uma estrutura que se forma ao redor de todo corpo estranho que penetra no corpo de forma a isolá-lo e fixá-lo. Por exemplo, se você colocar um espinho além da pele superficial, uma cápsula será formado a sua volta que o manterá isolado e fixo naquele local.

A formação de uma cápsula ocorre normalmente na colocação de qualquer prótese, seja de mamas, glúteos ou panturrilhas.

A contratura capsular é uma retração da cápsula fibrosa normal (que se forma em torno da prótese), determinando diferentes graus de endurecimento na região, que podem ser apenas palpadas, ou visíveis ou associadas a desconforto/dor e deformidade das mamas. O índice de contratura capsular é muito pequeno. Quando  ocorre, as próteses são trocadas através das mesmas cicatrizes. As próteses que eu uso da Eurosilicone possuem garantia contra contratura capsular.

 A contratura capsular reflete um comportamento reacional atípico do organismo das pacientes, devido à presença das próteses de silicone, por isto não cabe ao cirurgião qualquer responsabilidade em gastos futuros com reintervenções que porventura sejam necessárias, decorrentes de retrações capsulares, endurecimento das mamas, rupturas tardias das próteses ou seu eventual esvaziamento. Atualmente o número de retrações capsulares diminuiu bastante, devido ao advento de inovações introduzidas na tecnologia de fabricação das próteses mamárias.

O que é coesividade?

É a propriedade que as moléculas do gel de silicone têm que as mantém unidas. Desta forma, se cortarmos o implante podemos ver que seu volume continua coeso (unido), não vaza.

Posso ter reação alérgica ao silicone?

Qualquer pessoa pode ser alérgica a qualquer substância, porém a alergia ao silicone é extremamente rara.

Quem tem implantes de silicone pode fazer mamografia?

 Sim, da mesma forma que as mulheres sem implantes, apenas devendo informar o radiologista para se obter as melhores visualizações possíveis do tecido mamário. Exames alternativos também podem ser feitos, como o ultrassom e a ressonância magnética.

Qual o peso de um implante?

O peso do implante é equivalente ao seu volume. Se um implante possui 200 cc ou ml, pesa normalmente 200 gramas.

Se eu engordar pode alterar a forma das mamas?

Partindo do princípio que o volume visual da mama é resultado da soma da camada de gordura externa mais o tecido glandular mais a prótese, variações de peso alterarão o volume, posição e inclusive consistência das mamas.

Prótese de mama causa câncer?

Não existe qualquer associação de câncer de mama com próteses mamárias.

Preciso trocar as próteses com 10 anos?

As próteses da Eurosilicone não precisam ser trocadas com 10 anos, no entanto precisam ser acompanhadas com exames de imagens para detectar possíveis problemas. Exames que naturalmente devem ser feitos por todas as mulheres para avaliação das mamas. As próteses da Eurosilicone possuem em contrato uma garantia vitalícia e internacional. De forma que se houver algum problema com a prótese a paciente recebe outra como garantia. 

 Devo colocar por cima ou por baixo do músculo?

A indicação da colocação das próteses por cima ou por baixo do músculo peitoral tem uma indicação precisa. A colocação por baixo do músculo traz mais complicações como dor, hematomas, deslocamentos  e movimentos visíveis nas mamas com a contração dos músculos peitorais. Desta forma, indico a colocação por baixo do músculo quando a quantidade de mama para cobrir a prótese é muito fina, como no caso de pacientes muito magras e/ou com pouco tecido mamário.

A internação é feita na manhã do dia da cirurgia. A paciente deve trazer os exames pré-operatórios, e vir acompanhada de um familiar.O tempo de internação pode durar de algumas horas até o dia seguinte, dependendo da anestesia proposta e da evolução da cirurgia.

Qual a anestesia ?

Geralmente a anestesia é local com sedação ou por vezes geral, dependendo da paciente.

Quanto tempo dura a cirurgia ?

A cirurgia dura em média de 50 minutos.

A colocação das próteses interfere na amamentação?

Como as próteses são colocadas abaixo do tecido glandular, onde é produzido o leite, a cirurgia não interfere na amamentação.

Quanto custa a cirurgia?

O Conselho Federal de Medicina (CFM) não permite que seja passado valores de cirurgia, no entanto possuímos um sistema de facilitação de pagamento que certamente irá se adequar ao seu orçamento sem que você precise protelar a sua cirurgia.

O pós-operatório não costuma ser doloroso, no entanto dependendo da sensibilidade de cada paciente, pode sentir certo desconforto no pós-operatório, que é facilmente controlado com analgésicos comuns. Os nossos pacientes possuem contato direto comigo 24 horas por dia 7 dias por semana, além de respostas e auxílio pelo whattsapp 48 9154 1339.

Você não precisará trocar os seus curativos em casa. Todos os cuidados serão feitos no consultório. Os pontos não são retirados por que são feitos com fios absorvíveis.

Quando posso voltar as minhas atividades?

As atividades domiciliares sem impacto, e sem elevar os braços acima dos ombros podem iniciar após a primeira semana.Os exercícios físicos só poderão ser retomados progressivamente após o 30° pós-operatório.

O uso do sutiã cirúrgico será usado por 30 dias ininterruptamente.

As cicatrizes ficam bem disfarçadas dentro do sulco mamário (região do pólo inferior da mama; entre a mama e o tórax), ou peri-areolar ou mesmo na região axilar.Elas passam por um período de “amadurecimento” que pode ser dividido inicialmente nos primeiros 30 dias, onde apresentam um aspecto pouco evidente com discreta reação local, geralmente planas e avermelhadas.Nos primeiros meses pode ocorrer um espessamento normal da cicatriz, fica mais alta que a pele adjacente e sua cor tende a escurecer.Corresponde ao período em que a cicatriz fica mais evidente, e mais preocupa as pacientes.No entanto corresponde a um período transitório e logo a cicatriz começara a clarear e ficar mais plana. Neste período estarei acompanhando o processo cicatricial de forma que poderemos utilizar cremes, placas de silicone e fitas de corticóide para que a cicatriz fique mais discreta possível.

 

 

Compartilhe esta página