Ligue agora (48) 3304-7904 consulta online

Cirúrgico: Hidrolipoaspiração

Hidrolipoaspiração

A hidrolipoaspiração corresponde a uma técnica de lipoaspiração em que se usa infiltração de uma solução salina que permite aspiração de gordura com mínimo de trauma em outros tecidos como vasos e nervos, diminuindo roxos e inchaços quando comparada com a técnica convencional. Isto faz com que  você possa voltar mais rápido as suas atividades do dia-a-dia. A hidrolipoaspiração com o aparelho de vibrolipoaspiração é o que se tem de mais atual em conceito de retirada de gordura localizada para remodelagem da silhueta tanto feminina quanto masculina.

Nestes 15 anos dedicados a cirurgia plástica operei muitos casos de lipoaspiração com retirada de diferentes volumes de gordura e associada com diferentes cirurgias. Há cerca de 10 anos comecei a usar um aparelho chamado vibrolipo que faz automáticamente um movimento antero-posterior e helicoidal de forma a diminuir o brusco movimento que antes exigia do cirurgião. Este aparelho torna o procedimento menos agressivo e mais seguro porque o aparelho reconhece a densidade da gordura e trava se tocar estrutura mais densa o que evita perfurações profundas selecionando apenas a gordura.

O vibrolipo:

Algumas dúvidas são bem comuns no consultório e relacionei abaixo para ajudá-la a conhecer mais sobre esta cirurgia.

Quanto de gordura posso tirar?

Normalmente de 5 a 7% do peso corporal. Este volume remodela a silhueta do corpo por retirar as partes que se sobrepõe por excesso de gordura. Lembrando que para uma paciente de 60 quilos é retirado de 3 kg a 4,2 kg de gordura. Mas este volume todo é retirado basicamente da circunferência abdominal o que representa muita diferença. O equivalente para alcançar este volume de perda da circunferência abdominal com perda de peso com dieta por exemplo seria necessário um emagrecimento de 10-15 kg ou mais.

A hidrolipo emagrece?

Sendo uma cirurgia de retirada de gordura haverá perda de peso, no entanto não tem indicação para emagrecimento, a intenção é retirada de gordura localizada para harmonizar a silhueta. Assim não é o volume aspirado que implicará em um bom resultado ou não, mas sim a aspiração de áreas como o abaulamento abdominal (pochete), gordura sobre a região do estomago, o culote, partes internas das coxas e outras partes. que distorcem o equilíbrio da forma.

A retirada da gordura em excesso desenhará a estrutura osteomuscular de cada um. Assim os resultados serão diferentes de contorno corporal de paciente para paciente, uns com mais outros com menos cintura.

Em quanto tempo posso voltar a atividade diária?

Depende do volume que seja retirado e do tipo de anestesia. Pacientes com pequenas quantidades em volta do umbigo podem até sair do consultório e voltar ao trabalho. Mas são casos limitados. O mais comum é fazer a hidrolipo e voltar no outro dia quando a anestesia é local com sedação, como se fosse uma anestesia utilizada para endoscopia digestiva. Quando a anestesia é raqui, peridural ou geral, a paciente normalmente interna de manhã e vai para casa no final da tarde e retorna suas atividades depois do terceiro dia.

Quando volto as minhas atividades físicas na academia?

O mais breve possível. Mais uma vez, dependendo do quanto de gordura foi retirado. Normalmente de 7-10 dias. É importante o retorno precoce as atividades físicas para que o movimento do corpo devolva a mobilidade normal dos tecidos.

Quanto tempo demora a cirurgia?

O tempo é diretamente proporcional a quantidade de gordura a ser aspirada, podendo ser de 30 minutos até 3 horas.

Preciso fazer drenagem linfática?

Importantíssimo. A drenagem inicialmente manual e posteriormente com aparelhos como ultrassom e outros que devem ser indicados pela fisioterapeuta evitará acúmulo de líquidos, inchaço e impedirá ou diminuirá a formação de fibrose (endurecimentos) na áreas aspirada.

Quanto custa?

O Conselho Federal de Medicina (CFM) não permite que seja passado valores de cirurgia sem uma consulta de avaliação. No entanto, possuímos um sistema de facilitação de pagamento que certamente se encaixará no seu orçamento e você não precisará protelar a sua cirurgia.

O que é Lipoescultura?

É a técnica em que se retira gordura de algumas áreas e se enxerta (reinjeta) em outras para aumentar o volume e remodelar a silhueta (LIPOESCULTURA). Cada pessoa possui uma genética herdada dos pais que determina estruturas do seu corpo e com elas depressões e acúmulos de gordura localizada. É aqui que entra a lipoescultura, trazer ao corpo um desenho em equilíbrio sem depressões ou abaulamentos. Na maioria dos casos de hidrolipo faço lipoescultura associada para deixar o corpo mais desenhado. É um toque artístico que muda de cirurgião para cirurgião e que valoriza o resultado final. Por isso o nome "a arte da cirurgia plástica".

Posso perder a gordura enxertada?

Sim, esta gordura pode sofrer reabsorção. O volume que permanece é difícil de prever, no entanto para uma primeira enxertia, o volume é de aproximadamente de 50%. Em alguns casos, com cuidados especiais de manejamento da gordura os índices tem aumentado. Mas o inverso também pode ocorrer, caso você engorde a área enxertada irá aumentar (engordar). 

Onde é feita a cirurgia?

A cirurgia é feita em hospital. No Hospital Ilha ou no Hospital Baia Sul. Isto traz segurança e conforto para você. Por ser em hospital significa que existem equipamentos para suprir todas as suas necessidades de manutenção da vida. Sem falar de limpeza, da hotelaria e do atendimento de toda a equipe.

Qual o melhor momento para realizar uma lipoaspiração?

O melhor momento é quando o excesso de gordura localizada distorce a forma harmoniosa da silhueta humana e você percebe que sua auto-estima está prejudicada em relação ao contato com as outras pessoas, seja no trabalho, com os amigos, companheiros, ou nos relacionamentos em geral, assim como na dificuldade de encontrar roupas com bom caimento.

Existe uma época melhor para realizar a cirurgia?

Os meses de janeiro e fevereiro como são quentes em nosso estado e são bastante procurados para relaxamento no sol das nossas praias não são os ideiais, mesmo porque estará usando uma malha modeladora que pode encomodar pelo calor. No entanto, para quem não curte muito a praia e não se importa de aguardar de 15-30 dias para tomar sol e ir para a praia já desfilando um corpo mais torneado pode fazer em qualquer momento.

 A internação dura de algumas horas até 1 dia, dependendo da anestesia e volume lipoaspirado.

 A anestesia pode ser local, geral, peridural ou local assistida, dependendo da área a ser aspirada, e da indicação do anestesista na consulta pré-anestésica. Em função dos seus antecedentes cirúrgicos e alérgicos. 

 A hidrolipo é perigosa?

Toda cirurgia apresenta riscos, na verdade, até no dentista. O importante é que você tenha todos os seus exames normais, comunique casos de alergia, o uso de remédios controlados e drogas, e não fume nos dias que antecedam a sua cirurgia. Seguindo as normas de segurança de volume aspirado e técnica cirurgica anestésica e fazendo em ambiente adequado não haverá problema algum.

 O pós-operatório costuma ser de pouca ou nenhuma dor, dependendo da sensibilidade de cada paciente, melhorando com o uso de analgésicos comuns prescritos na alta. Você terá acesso direto conosco 7 dias por semana 24 horas por dia. Isto traz segurança e confiança para a paciente que se sente protegida e assistida em toda a sua recuperação. Inclusive pelo contato direto com o whatsapp da Gisele pelo 48 9154 1339 para sanar todas as suas dúvidas.

As malhas modeladoras devem manter a compressão da área descolada pela lipoaspiração por um período de 30 a 45 dias.

O aspecto transitório, com “inchaço”, áreas com diminuição da sensibilidade e consistência mais densa podem trazer uma certa ansiedade, que é passageira e em função do desejo de alcançar logo o resultado final.

A drenagem linfática tem sua indicação após o 3° pós-operatório, desde que feita de forma correta.Lembre-se drenagem linfática não é massagem, e deve ser feita por um profissional experiente. Nós indicaremos algumas profissionais de confiança perto da sua residência.

 As cicatrizes são de aproximadamente 0,3 a 0,5 cm nos locais por onde entram as cânulas, em número variável dependendo da área a ser aspirada e são planejadas para ficarem menos aparentes possível.

 O resultado final em relação ao “inchaço”, áreas mais densas, e o retorno da sensibilidade se apresentam com aproximadamente 6 meses. O resultado final está sujeito a alterações se não for tomado o devido cuidado para não engordar, pois novo acúmulo de gordura pode desfazer a silhueta harmoniosa criada pela lipoaspiração. 

E agora? Qual o próximo passo? Agende uma consulta para saber sobre a melhor indicação para o seu caso e retire as suas dúvidas pessoalmente.

 

Compartilhe esta página